Por quê?

A implantação e consequente atuação do Observatório decorrem da necessidade de acompanhamento e apoio técnico para o auxílio na elaboração e monitoramento da política pública voltada para o desenvolvimento rural sustentável e solidário do estado.

O Observatório da Agricultura Familiar do Ceará deverá criar as condições para que este conhecimento seja produzido, disseminado e apropriado em tempo hábil pelos atores sociais e agentes públicos e governamentais que formulam e executam as políticas públicas neste campo. A apropriação do conhecimento é que permitirá qualificar a elaboração de propostas e a tomada de decisões a respeito dessas políticas. Nesse sentido, o OAF PROCURA elaborar e disponibilizar sua produção levando em conta o ciclo de gestão do governo estadual e tendo como referência o conceito de governança participativa e democrática.

Desta forma, o trabalho técnico do OAF deve estar orientado para a produção de conhecimento na perspectiva da intervenção social e pública. Assim, subsidiará a análise de problemas e a elaboração de propostas, projetos, políticas e ações que visem enfrentar e superar os desafios inerentes a essas políticas públicas.